quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EU APRENDI, MAS FICA SÓ PRA MIM






Há quem ignore as atividades dos pastores/lobos. Há ainda os que defendam esses mercenários que vêm disseminando o amor e o culto ao dinheiro. Há quem defenda as ações déspotas de líderes orgulhosos que se colocam a si mesmos na posição de semideuses. Também há quem considere errado criticar os "sacerdotes" que imperam num determinado grupo por meio de uma arma muito utilizada nos dias de hoje: o medo. Estes, esmagam as opiniões dos que estão abaixo na hierarquia religiosa e os fazem cegos quando não permitem que pensem, vejam e ouçam, já que a opinião de um "ungido" não pode ser questionada, porque "ai daqueles que tocarem no ungido do Senhor!". Para tais líderes, apenas eles têm a "revelação divina". Os demais, sempre num plano abaixo dos líderes semideuses, devem apenas ouvir e obedecer cegamente, o contrário do que está registrado em Atos 17, quando os da cidade de Bereia examinavam as escrituras para ver se o discurso de Paulo estava de acordo e, por isso, foram considerados nobres.




Mas ainda há quem defenda esses lobos que mercadejam o “evangelho”, que deturpam a verdade colocando suas tradições e doutrinas humanas acima da verdade de Deus. E temos como consequência disso, multidões engajadas em instituições humanas enganosas que se autodenominam "reino de deus", quando na verdade, não passam de um clube que busca a glorificação e a propaganda de si mesmos como "caminho" e "verdade", esquecendo-se de que há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (1 Timóteo 2:5). As pessoas que defendem esses mercenários, os defendem, possivelmente, por dois motivos: ou fazem isso por ignorância e desconhecimento das escrituras, tendo Jesus como chave interpretativa, já que Este é o verbo de Deus, ou conhecem as escrituras e as interpretam corretamente tendo o Cristo como revelação, no entanto, preferem defender apenas os líderes/lobos, ignorando totalmente o bem-estar da alma dos pequeninos que por eles são enganados e são levados a seguir um "evangelho" feito por homens que dele tiram vantagem, seja esta vantagem financeira, seja a fama ou o poder. Ignorar o sofrimento dos enganados é EGOÍSMO, é não aceitar o que o Mestre nos disse: "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. (Mateus 5:14)" E se somos luz, se fomos, já, iluminados com a Verdade de Cristo, onde chegamos, anulamos as trevas com a luz que em nós está. Negar-se a fazer isso tendo consciência da verdade e deixar que "pessoinhas" sejam levadas ao engano das trevas, é aceitar o seguinte julgamento para si e para os necessitados: "Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. (João 3:19)"




Eu me cansei de ser enganado. Cansei de dizer "amém!" para os que me diziam algo, não importando se fosse contrário às escrituras só porque os que diziam eram "mestres" e estavam num patamar acima de mim na hierarquia religiosa. Aprendi que não vou mais à casa de Deus, posto que, pela graça, eu mesmo sou templo do Espírito, morada do Altíssimo (1 Coríntios 3:16). Aprendi que não há mais "mestres" num patamar especial, mas há um só Mestre entre nós, Jesus Cristo, o verdadeiro UNGIDO, e todos nós somos irmãos (Mateus 23:8). O reino de Deus não é instituição humana ou organização política, mas é o Criador se reconciliando com a humanidade por meio de seu Filho na maior manifestação de amor que há. Também aprendi que é no encontro de gente com gente no vínculo do amor que Deus se faz presente, não importando o lugar, nem posição social de tais pessoas, muito menos a burocracia humana. Enfim, tanto me cansei de fazer parte do engano humano chamado "cristianismo" (instituição humana que se declara reino de Deus, mas que tem suas doutrinas de homens acima da Verdade de Deus), quanto cansei de ficar calado e ver gente que, por uma infelicidade, não enxerga sendo guiada por outros cegos ao abismo. O que os meus olhos já viram e meus ouvidos já ouviram, não pode ficar só comigo. Anuncio, mesmo eu não sendo coisa nenhuma, na esperança daquEle que é TUDO, e que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, possa iluminar os olhos do entendimento de todos para que vejam qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:2).




Aos medrosos, eu lamento sua covardia! Aos religiosos, eu espero que sejam esclarecidos e libertos. Aos líderes/lobos, espero e oro para que se convertam. E à gente boa de Deus, consciente e nascida de novo espalhada por todo canto, inclusive nas instituições religiosas, desejo que continuem sendo luz onde estão, iluminando cada pessoa em cada contato que tiverem enquanto têm oportunidade. Ouvi dizer por aí que o Evangelho não precisa ser defendido, mas quando me lembro que somos a “carta de Cristo” (2 Coríntios 3:3), sei que não podemos fugir de nossa responsabilidade de anunciar a Verdade, denunciar as aberrações (como o Mestre fez) e ser sal da terra e luz do mundo.




Marco A. M. Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário