segunda-feira, 5 de março de 2012


Bruxaria e Assassinato: Casal culpado pela morte de Kristy Bamu.

O casal foi culpado pela morte do adolescente que eles acusavam de praticar bruxaria.

        Eric Bikubi, 28 e Magalie Bamu, 29, de Newham no leste de Londres, tinham negado serem os assassinos de Bamu, de quinze anos de idade, irmão de Magalie.
Kristy morreu afogado em uma banheira no natal de 2010, durante uma tortura para produção do exorcismo, conforme ouviu o júri. Bikube admitiu o homicídio involuntário com a intenção de ter sua responsabilidade reduzida, buscando a diminuição de responsabilidade, mas a acusação rejeitou seu pedido. O casal, ambos da República Democrática do Congo permanecem em custódia até dia 05 de março quando sairá sua sentença.
 A família sem consolo diz ter “perdoado” seus assassinos. Uma declaração da família, lida na corte pelo promotor Brian Altman, dizia: “Nós nunca esqueceremos, mas para colocar nossas vidas de volta ao eixo, precisamos perdoar. Nós não temos conforto no veredito, nós tivemos roubados um filho, uma filha e um genro. Kristy morreu em circunstâncias inimagináveis, nas mãos de pessoas que ele amava e confiava, pessoas que nós também amávamos e confiávamos.” O juiz David Paget que presidiu sob esse último julgamento, antes de encerrar, disse ao júri de sete mulheres e cinco homens que este caso foi tão duro que ele os exemiu todos de serviço de júri para o resto de suas vidas. “Esse é um caso que todos nós vamos sempre lembrar”, ele disse ao júri. “ Assistência da corte vai falar com vocês e oferecer-lhes ajuda.”
Kristy Bamu

Implorou para morrer
                Durante o julgamento, o júri ouviu que Kristy estava sofrendo tanta dor, depois de três dias de ataques por Bikubi e Magalie, que utilizaram facas, paus, barras de metal, martelo e talhadeira que ele “implorou para morrer”, antes de escorregar para dentro da água. Kristy foi morto enquanto ele e seus irmãos estavam visitando Bikubi e magalie no natal, conforme dito na corte. Durante sua estadia, Bikubi começou a atacá-los, os acusando de trazer “kindoki” – ou bruxaria -  para sua casa. Ele então bateu nos três e forçou as outras crianças a se unirem a ele durante o ataque, conforme dito no júri. Mas fora Kristy que se tornou o foco da atenção do réu, disse o promotor. Magalie e o treinador de futebol Bikubi acreditavam que ele tinha lançado um feitiço em outra criança da família, conforme ouviu a corte. Kristy tinha recusado admitir que praticava magia ou bruxaria e a sua punição, em um ritual de “libertação” se tornou mais horrenda, até que ele admitisse ser um bruxo.

Bikubi

             A defesa argumentou que Bikubi estava mentalmente doente quando ele cometeu o homicídio, com um scan do seu cérebro mostrando lesões as quais “provavelmente contribuiram para um estado mental anormal”.
             No entanto, a promotoria rejeitou isto como um pedido para reduzir as acusações contra ele.

Violência inimaginável
                Durante sua defesa Magalie disse ao júri que Bikubi tinha forçado ela a participar do ataque contra as crianças. Mas para a corte existia ampla evidência que mostrava que ela agrediu Kristy e inflamou Bikubi a ser mais violento dentro do apartamento. Fora da corte a chefe da promotoria Genny Hopkins disse que Bikubi sabia “exatamente o que ele estava fazendo, suas ações não foram um curto ato de tortura mas ele infligiu nas vítimas uma violência de escala inimiginável. Também ficou provado que sua cúmplice Magalie Bamu agiu de própria vontade. Ela por sua livre vontade sugeitou seu irmão de quinze anos a uma violência extrema”.

Magalie Bamu


                O superintendente metropolitano Terry Sharpe disse:” Abuso de crianças em qualquer forma inclusive aqueles baseados em crença por bruxaria, possessão espiritual é um crime horrível, o qual é condenado por pessoas de todas as culturas, comunidades e religiões e nunca é aceito em qualquer circunstância.”
                A família de Kristy disse que eles esperam conforto pela morte de seu filho, através de uma concientização “ do sofrimento das crianças que são acusadas de bruxaria ou possessão espiritual e da promoção de medidas de proteção ao direito das crianças.”
BBC – London 01/03/2012
Traduzido por Léo Santos


Ps.: Hoje, 05/03/2012 saiu a sentença do casal em que ambos receberam pena máxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário